Redação Linguagem neutra

Escola Avertano Rocha

Aluno: Bruno Vinicius de Araújo Moraes

Turma: 301//Integral 

Tema: Linguagem neutra

A Linguagem neutra é uma filosofia que segue a ideia de que o design gráfico, objetivo do texto poderia ser sempre simples e desprovido de qualquer forma discriminatória. Neutro não é sinônimo de impessoalidade, neutro/a adjetivam-se com carisma, afabilidade e até mesmo sensualidade. É um tipo de linguagem que se atém não só a aspectos estético e funcional, mas também ao fato de ser neutro ou não ser neutro (não aconselhar, não recomendar, não criticar).

Neste tipo de linguagem as palavras são colocadas no espaço e mesmo as frases são feitas para ser pronunciadas com suavidade. Por exemplo, "o seu jardim esta super bem cuidado", em vez de "o seu jardim esta cuidado".

O espaço deve ser usado para dar contornos e formas, porque o design gráfico esta sendo colocado no espaço para ser visto. Por exemplo, o uso do espaço para dar um ar de tranquilidade aos textos por exemplo.

O design gráfico neutro possui como principais característica a simplicidade e a readaptação a qualquer tipo de ambiente e objetivo, sendo extremamente válido para a designação de produtos.

A Linguagem neutra é uma maneira de falarmos sem usar adjetivos positivos ou negativos.

Hoje, segunda-feira, está frio. Com a linguagem neutra, seria: Hoje é segunda-feira e está frio.

Exemplo: Se um professor todos os dias disse que era bom que você frequentasse aulas de matemática e que você não frequentou boa ideia foi sua escolha. Com a linguagem neutra seria: Um professor vem dizendo a todos os dias que é bom que você frequente aulas de matemática e que você não frequentou boa ideia foi sua escolha.

Linguagem neutra é muito usada por pessoas com dificuldade com as palavras. Não faz diferença se o assunto for positivo ou negativo, pois temos as mesmas frases usadas para falar. Podemos usar as linhas do tempo corretas para dizer o tempo. "Ele veio na quinta" ou "Hoje ele veio na quinta"

A linguagem neutra pode ser usada em conjunto com a fina qualidade. Exemplo: O carro está muito bacana ou Está muito fino! Essa solução é facilmente alterada dependendo do contexto para falar sobre a qualidade da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concordância nominal e verbal